SOS publicidade: escolhendo o tema da monografia



Estou no sexto semestre de publicidade e propaganda, e faço uma cadeira (matéria) de teoria e método de pesquisa, e nela iremos nos preparar para o TCC (porém, o tcc mesmo só será feito a partir do meio do ano que vem). Vamos fazer um projeto de pesquisa, e o aconselhável é que o tema seja o mesmo do TCC. Confesso que fiquei bastante desesperada ao saber que já teria que escolher o tema do trabalho de conclusão de curso, mas procurei ter calma para fazer a melhor escolha.

Na minha universidade, podemos escolher entre monografia ou um produto + trabalho escrito sobre o produto (ensaio fotográfico, evento, site, etc.). Eu e minhas amigas até pensamos em produzir um evento, mas como o máximo de pessoas que poderiam participar seriam 4, e somos 5, preferimos optar por cada uma fazer uma monografia.


Primeiramente, fiz uma lista com todos os assuntos que já estudei no curso e fui excluindo os que eu não queria de jeito nenhum. Depois escolhi os que eu mais gosto e por fim, eliminei os temas que eu não teria facilidade em escrever. Cheguei a conclusão de que queria algo relacionado a área de marketing e planejamento publicitário. Pesquisei assuntos relacionados e o resultado final foi: branding (gestão de marcas)

No começo do curso, jamais me imaginaria dizendo isso, mas estou amando áreas ligadas ao marketing. Não me vejo trabalhando futuramente com designer ou criação (como eu queria antes), mas sim com algo ligado a mídia, marketing, planejamento. 

É importante buscar um tema que além de facilidade em escrever, você tenha interesse, já que terá que ler vários livros e artigos sobre o assunto. 

Depois que decidi o tema, fui à biblioteca da faculdade e aluguei três livros. No momento, estou lendo os três e tendo a certeza de que escolhi o tema certo. UFA!

Foto tirada do instagram, por isso a ótima (só que não!) qualidade.

Posso dar um conselho? Mesmo que vocês ainda estejam no segundo, terceiro, quarto semestre, tentem pensar em temas interessantes para a monografia, não é bom deixar tudo pra depois (e ficar desesperada, tipo eu estava haha).


6 comentários:

  1. TCC é um terror mesmo. Agora comecei a ter aula dessa coisa e eu odiei porque meu professor é do Rio e eu não curto o sotaque de lá. Enfim, a aula dele é um sacrifício pra mim toda semana. >_>

    É uma boa se planejar mesmo, assim evita futuros desesperos. IUASHIUSAHIUSHAUIS

    Beijinhos. (BR)
    www.november92.com

    ResponderExcluir
  2. Que bom que está tendo afinidade com o tema que escolheu! Dá um trabalhão pra fazer, mas depois de pronto, vale a pena! ;)

    Que pena que não dava pra escolher fotografia!

    Um beijo

    www.kvcomvoce.com
    (br)

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante o tema que escolheu. Estou pensando em pegar umas materias de marketing que tem como optativas no meu curso. Graças à Deus meu tcc tá longe, ainda sou caloura haha.

    http://livinhas-place.blogspot.com.br/
    BR

    ResponderExcluir
  4. Amoooo branding! Também tô pensando em fazer minha monografia sobre esse assunto, acho sensacional.

    BR

    ResponderExcluir
  5. nem me fala em monografia, gente! ahuahuahuhauh to começando o curso de direito agora e imagino o que vou encontrar lá na frente hauhauah De qualquer forma, boa sorte pra você ai!

    Beijos,
    Isabella do www.theurbantrends.com

    ResponderExcluir
  6. Eu estou no terceiro período (semestre) de jornalismo e já estou pensando no tema do meu tcc. Me enteressa muito a área de moda e documentario. Na universidade que estudo a gente também tem a opção de escolhar a monografia ou um produto (documentario, revista, jornal, etc.). Adorei o seu tema, e vai contando pra gente um pouco sobre ele.

    *BR
    Beijos
    Lucida Gabriella
    lucidezfeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir