Parte 2: semi-profissionais



Finalmente, trouxe para vocês a segunda parte da série de posts sobre "Qual câmera devo comprar?" (parte 1 aqui), e o tema é câmeras semi-profissionais. Afinal, será que vale a pena investir um pouco mais em uma câmera com mais funções, mas que não seja tão cara quanto uma profissional?

Custo-benefício: A câmera semi-profissional é ótima na relação custo-benefício, porque por mais que o preço seja maior do que a compacta e a superzoom, suas funções são inúmeras, então se o que você procura é algo de qualidade, vale a pena o investimento. 
Peso: São geralmente mais leves que as profissionais.
Opções manuais: Além do modo automático, a semi-profissional conta com várias funções manuais presentes nas câmeras profissionais.
Zoom óptico: Sabe quando você coloca zoom na câmera digital e a imagem fica borrada e sem qualidade? Nas semi-profissionais, a imagem continua com qualidade mesmo com zoom.
Lentes: Diferente da compacta e da superzoom, que as lentes são fixas, na semi-profissional, já podemos fazer a troca de lente, o que já aumenta muito a qualidade das fotografias.

.
Preço: Mesmo que tenha o custo menor do que uma profissional, o preço de uma semi-profissional chega a ser muito maior do que uma compacta ou superzoom.
Tamanho: Por mais que seja menor que uma profissional, ainda é maior comparada a uma compacta, dificultando a saída para fotografar livremente sem riscos de roubo.
Cor: Diferente das compactas, as semi-profissionais não possuem variedades de cores.
Opções manuais: Sim, tem o lado bom e o lado ruim das opções manuais. Em comparação as compactas, as opções são inúmeras vezes maiores, mas ainda são restritas se comparadas as profissionais.

Então, já decidiu que quer uma câmera semi-profissional, mas não sabe qual modelo e marca escolher? Fiz uma pesquisa e trouxe as duas mais indicadas para vocês.



1. Canon T3i: Sensor de 18 megapixels, velocidade de obturador de até 1/4000s, grava vídeos em Full HD, abertura de f/3,5, zoom óptico de até 7,5x, entre outras funções.
Onde comprar: aqui
Preço: em média 1900 reais (com a lente 18-55mm).

2. Nikon D3100: Câmera de entrada, sensor de 14 megapixels, com velocidade de obturador de até 1/4000s, ISO 100-3200, até 11 pontos de foco, vídeos de até 10 minutos, grava em Full HD, entre outras funções.
Onde comprar: aqui
Preço: em média 1.500 reais (com a lente 18-55mm).


Espero que o post sirva para quem ainda estava com dúvidas se vale a pena ou não comprar uma semi-profissional. Na minha opinião, a partir do momento que você começa a se interessar pela arte da fotografia, vale a pena sim investir em uma câmera melhor. Mas é sempre bom lembrar que boas fotografias dependem de bons fotógrafos, e não só de bons equipamentos. 



2 comentários:

  1. To louca para comprar a T3i, mas com o dólar nas alturas eu vou dar uma esperada :/
    Teu post me tirou muitas dúvidas.
    Beijoo
    http://gabrielabordin.blogspot.com.br/
    BR

    ResponderExcluir
  2. Eu quero mesmo é uma câmera hehe, gostei bastante do seu post,assim quando for comprar a minha vou saber qual escolher.
    Seu blog é um amor,bjbj. BR

    ResponderExcluir