Além da câmera: pré-produção



Antes de pegar a câmera, os equipamentos e sair clicando por aí, tem uma etapa super importante chamada pré-produção. Todo bom ensaio fotográfico, tem que começar com uma preparação. Nesse post, irei mostrar como faço a minha preparação até a hora do ensaio chegar.

Tema: Antes de tudo, é importante pensar no tema do ensaio, ou se ele não terá um tema específico, até porque as outras etapas da pré-produção dependerá muito desta escolha.

Modelo: Dependendo do tema, você pode precisar de determinado tipo de modelo. Porém, se o ensaio for pessoal, a modelo já terá sido escolhida, não é?


Local: Ao ar livre ou em um estúdio? É importante escolher antes, pois o uso dos equipamentos depende muito do local onde as fotos serão feitas. Se você, como eu, não tem um estúdio fotográfico e faz as fotos ao ar livre, é importante também definir o horário melhor para as fotos. O ideal é pela manhã, para aproveitar a iluminação solar, isso claro, se não quiser fotos noturnas. Recomendo também fazer o ensaio no pôr do Sol, pra pegar aqueles cliques maravilhosos com céu alaranjado ao fundo. 

Obs: É necessário conhecer o lugar antes, e ver se realmente funciona como cenário.

Figurino: As roupas utilizadas, vão depender muito do cenário escolhido e do objetivo das fotos. Se a proposta for algo mais leve, escolha também roupas leves. Porém, é bom ter o cuidado das roupas não se confundirem com o fundo, sendo assim, se as fotos forem feitas pela manhã, é bom  usar roupas que não sejam tão claras. Já se as fotos forem feitas em estúdio, dependerá muito do fundo utilizado. Se o fundo for branco, não é bom utilizar roupas claras. Além das roupas, também é importante pensar nos colares, brincos, pulseiras, que podem ser usados ou não.


Elementos de cena: Como o nome já diz, são os elementos presentes no cenário na hora da fotografia. Não é obrigatório, mas se for utilizar, é necessário pensar antes, para procurar ou até preparar os objetos. Um elemento que estão utilizando muito em ensaios atualmente, é a coroa de flores. Inclusive, é uma boa dica caso seu ensaio tenha uma temática leve e romântica. 

Equipamentos: Qual câmera você irá utilizar? Qual lente? Qual flash? Isto claro, se você tiver opção de escolha (e for rico). Outro fator importante, ainda mais se as fotos forem ao ar livre, é o uso de rebatedor (caso você não tenha o equipamento, pode utilizar isopor). 

E é assim que eu faço minha pré-produção. Espero que tenham gostado. Caso eu tenha esquecido de algo ou acharem que falta alguma coisa, podem comentar. Gosto muito de ler as dicas de vocês.

Obs: fotos tiradas do We Heart It


Um comentário: