Parte 1: câmeras compactas



Esse é o primeiro de uma série de posts sobre câmeras fotográficas. E neste irei falar sobre câmeras compactas. Afinal, nem todo mundo tem grana, e talvez nem interesse, para comprar uma semi-profissional, não é? Claro que não há compacta que se compare a uma profissional, mas com o avanço da tecnologia, estas câmeras estão evoluindo, e atualmente, contam com muitas funções que servem para "quebrar um galho".  Trouxe alguns pontos fortes/fracos que vocês podem levar em conta na hora de comprar/ou não uma câmera compacta.

Preço: Com certeza, o principal ponto forte das câmeras compactas é o preço, que custam abaixo de mil reais (dependendo do modelo, custam bem menos que isso).
Tamanho/peso: Pequenas e leves, são ótimas para sair fotografando pelas ruas da sua cidade.
Design: com uma variedade enorme de modelos e cores, dão uma maior escolha ao comprador.
Gravação de vídeos em Full HD: Muitas compactas, atualmente, contam com esta função, mas nem todas. Aconselho esccolher a câmera que tiver Full HD, ou HD.
OIS (estabilização óptica de imagens): algumas câmeras possuem esta função que é muito útil, pois ela estabiliza a foto, ou seja, deixa a imagem focada, clara e nítida.

Ajuste manual: Muitas câmeras compactas, contam apenas com a opção de fotografar de maneira automática, e não com ajustes manuais. É uma boa para quem não tem muito interesse em fotografia,  e quer apenas registrar momentos. Mas é péssimo para quem curte "brincar" com as funções das câmeras.
Fotografar com pouca luz: Não é uma boa ideia usar a câmera compacta em lugares com pouca luz, mesmo com flash.
Flash: Nas compactas, o flash vem embutido, deixando geralmente, as fotos muito claras em determinado ponto e em outros não.
Velocidade do obturador:  na maioria das compactas, o tempo de exposição é automático ou baixo, isto é que causa as fotos tremidas. Sendo assim, estas câmeras não são recomendadas para fotografar objetos em movimento (apenas se tiver OIS).
Zoom: Para quem está acostumada com câmeras profissionais, o zoom da compacta deixa muito a desejar. Geralmente o zoom chega a no máximo 10x.




1. Samsung ST200: zoom óptico de 10x, 16.1MP de resolução, OIS (estabilização óptica de imagens), funny face (distorção do rosto), foto em movimento, entre outras.
Onde comprar: aqui

2. Sony DSC-WX60: zoom óptico 8x, 16.2MP de resolução, foto panorâmica, vídeos em HD, 4 modos de flash (além do automático). 
Onde comprar: aqui

3. Nikon Coolpix S3300: zoom óptico 6x, 16MP de resolução, gravação de vídeo em HD, várias opções de modo de cena, entre outras.
Onde comprar: aqui

4. Cyber-shot DSC-WX100: zoom óptico 10x, 18.2MP de resolução, foto panorâmica, vídeos em Full HD, função 3D, sensor Exmor R CMOS (aumenta sensibilidade em locais com baixa luminosidade), entre outras funções.
Onde comprar: aqui

Recomendo comprar uma câmera compacta, se não quiser investir muito dinheiro, ou pretende usar mais o automático nas fotos. Mas é bom deixar claro que podemos sim fazer fotos lindas com as câmeras compactas, é só ter conhecimento, criatividade e saber utilizar
Espero que estas dicas sirvam para ajudar na escolha da câmera ideal para vocês. Lembrando que nos próximos posts, irei falar sobre câmeras semi-profissionais e profissionais. 



8 comentários:

  1. Adorei, Sam. Vale lembrar que as compactas são ótimas pra não chamar atenção quando queremos registrar o momento, muitas vezes ficamos com receio de levar a profissional/semi/super-zoom em alguns lugares, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza haha eu não tenho profissional ainda, mas só de pensar já morro de medo de quando tiver ser assaltada haha <3

      Excluir
  2. "Apesar dos apesares" dá para fazer muita foto legal com câmera compacta, é só não permitir que o equipamento limite a criatividade ;)
    Muito bom o post. xoxo, Nicolle

    Dias e Flores

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post , serio.
    As compactas são boas pra registrar momentos mesmo... porque por exemplo voce vai num churrasquinho e tipo é estranho levar a semi...
    Vou te dar uma dica de post: voce poderia dar umas dicas de como tirar boas fotos com a compacta e alguns efeitos legais ^^

    Bjs
    www.cerejablack.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gessica, concordo com tudo haha e dica anotada <3

      Excluir
  4. Gostei bastante, as compactas são ótimas para o dia-a-dia, pelo tamanho dá para levar para qualquer lugar e se você aprender o ''básico'' e algumas técnicas simples dá para fazer belas fotos.

    Blog: www.tecnologiaemarte.com

    ResponderExcluir
  5. Mt bom este post tirou algumas duvidas que tenho... adorei, seu blog é mt fofo...seguindo claro...bjinhus BR
    tathyiana.blogspot.com

    ResponderExcluir